domingo, 8 de novembro de 2009

Obesidade causa mais de 100.000 casos de câncer por ano



link original: http://www.cnn.com/2009/HEALTH/11/05/obesity.cancer.link/index.html

CNN) - Mais de 100.000 casos de câncer a cada ano são causadas pelo excesso de gordura corporal, de acordo com um relatório divulgado na quinta-feira, em Washington.

A American Institute for Cancer Research olhou para sete tipos de câncer com ligações conhecidas à obesidade e calculadas as contagens de casos reais que podiam ter sido causados pela obesidade.

Especificamente, o relatório diz que 49 por cento dos cânceres de endométrio são causados por excesso de gordura corporal. Esse número é seguido por 35 por cento dos casos de câncer de esôfago, 28 por cento dos casos de câncer de pâncreas, 24 por cento dos casos de câncer de rim, 21 por cento dos casos de câncer de vesícula biliar, 17 por cento dos casos de câncer de mama e 9 por cento dos casos de câncer colo-retal.

"Esta é a primeira vez que nós colocamos real, o número de casos quantificáveis sobre cânceres relacionados com a obesidade", disse Glen Weldon, o Instituto Americano de Câncer diretor de pesquisa educacional. Além disso, segundo ele, não é apenas provocar o cânceres que é um problema.

"Obesidade não apenas aumenta o risco de contrair câncer", disse Weldon. "Ele também tem um efeito negativo sobre a sobrevivência e pode tornar o tratamento mais difícil."

Embora não exista uma ciência concreta sobre o porquê da obesidade aumenta o risco de uma pessoa para o câncer, os cientistas supõem que o excesso de estrógeno liberado pela gordura corporal pode ser o culpado em cânceres como o estrógeno-cânceres de mama receptor positivo.

Os estudos mostraram também que o aumento da gordura corporal pode levar ao aumento dos níveis de estresse, oxidativo e compostos inflamatórios no sangue, que estão ligadas a uma mutação do DNA e crescimento das células doentes, como é visto em muitos cânceres.

A American Cancer Society aplaudiu a nova pesquisa, mas disse que o relatório é apenas o primeiro passo.

"Isso ajuda a comunicar o tamanho do problema", disse o Dr. Michael Thun, emérito Vice President na American Cancer Society.

"Embora o estudo aborde o tamanho do problema, ele não propõe soluções potenciais. A linha de fundo para as pessoas preocupadas com essa questão é tentar equilibrar as calorias que você recolhe com os seu corpo gasta diariamente."

Além do câncer, a obesidade é uma causa conhecida da doença cardíaca, diabetes, pressão alta e derrames.


Vocabulário:
Researchers:
pesquisadores
Specifically: especificamente
Gsophageal: esofágico
Gallbladder: vesícula biliar

Nenhum comentário:

Postar um comentário