segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Ioga ajuda crianças hiperativas e com problemas emocionais

link original: http://www.cnn.com/2009/HEALTH/11/13/kids.yoga/index.html


Escolas em geral têm recorrido a aulas de ioga para conter o excesso de energia de seus alunos. A atividade integra o currículo do ensino fundamental vários colégios particulares e públicos, como mostra uma reportagem do site da CNN INTERNATIONAL. Ali, uma vez por semana, os alunos se contorcem nas posições requeridas pela ginástica milenar criada na Índia - a de lótus, a da vela, a do cachorro, a do peixe, a do corvo, a da aranha -, bem mais fáceis para as crianças do que para os adultos.

"A ioga trabalha a coordenação, a força e o equilíbrio, inclusive o mental", diz a professora Dylan Laakmann. "Trata-se de uma forma de enfrentar um contexto extremamente competitivo e cheio de estímulos, em que prevalecem as agendas atribuladas.
Nos Estados Unidos, aulas de ioga estão no programa obrigatório de uma centena de estabelecimentos infantis. Lá, academias também oferecem classes exclusivas para crianças, chamadas de Yoga Kids. Um dos principais benefícios da prática é ajudá-las a se concentrar nas tarefas. "Agora fico mais calma na hora das provas", diz Giovanna Missani, de 10 anos, que faz ioga desde os 3 e usa as técnicas de respiração e relaxamento antes de se submeter aos testes.

Os exercícios ainda promovem ganho de força e flexibilidade. Essa última é especialmente importante porque o grau de elasticidade de uma pessoa é definido até a pré-adolescência. Quanto mais ela for treinada e estimulada na infância, tanto melhor será a sua capacidade de alongar músculos e articulações na vida adulta.

Nos últimos anos, foram realizados estudos que mostram os benefícios psicológicos da ioga para crianças hiperativas e aquelas com transtorno do déficit de atenção, distúrbio que pode comprometer terrivelmente o rendimento escolar. Saiba quais são eles na íntegra da reportagem (Visitando o site da CNN).

Vocabulário

curriculum: curriculo, trabalho de estudo.
offers: oferecer, propor, presentear.
objections:objeção, imposição.
oddity: excentricidade, singularidade.
increasingly difficult: aumentar a dificuldade do trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário